Cuidar do Idoso deve ser Prioridade Global

Cuidar do Idoso deve ser Prioridade Global

por Residencial Santa Cruz em 14/10/16

A Organização Mundial de Saúde avalia que o mundo vai ter cerca de dois bilhões de idosos até 2050. E adverte que proporcionar bem estar a essa população será um dos grandes desafios mundiais.


Cuidar do Idoso deve ser Prioridade Global

Para o diretor do Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da OMS, John Beard, a responsabilidade pela melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas vai muito além do setor de saúde. Para Beard, a assistência social também precisa de reformas profundas para proporcionar cuidados de excelência, acessíveis a todos os idosos.

Muitos países já estão empenhados em oferecer melhor qualidade de vida à população da fase idosa.

Singapura, por exemplo, criou o primeiro bairro adaptado a pessoas que atingiram os 60 anos de vida. O bairro de Yishun foi o escolhido porque lá, uma em cada quatro pessoas viveu mais de 65 anos.

Cerca de dois mil cidadãos, incluindo estudantes, voluntários e equipes de atendimento ao público em lojas, restaurantes, hospitais e igrejas, foram treinados para saber interagir com os idosos. O projeto é do Khoo Teck Puat Hospital (KTPH) e da Lien Foundation, em parceria com a Prefeitura de Yishun.

Os idosos sempre vão ter alguém para ajudar nas tarefas cotidianas. Por exemplo, se a pessoa se perder, haverá alguém preparado para reconduzí-la ao caminho certo. Ou se sair do supermercado sem pagar, não será acusada de furto.

Os promotores esperam estender o projeto a outros bairros de Singapura e criar mais comunidades adaptadas para que os idosos possam continuar vivendo em suas casas ao invés de hospitais ou asilos.

Fabiana Ferreira Goulart
Coord. de Comunicação e MKT
Residencial Santa Cruz


Até hoje não há tecnologia ainda que, para mim, substitua esse material humano...


 Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Deixe seu comentário

0
TOTAL
0
TOTAL