Hábito de Ler pode Prolongar o Tempo de Vida

Hábito de Ler pode Prolongar o Tempo de Vida

por Residencial Santa Cruz em 15/10/16

Estudo realizado pela Universidade de Michigan – denominado “A Chapter a Day” (Um Capítulo por Dia) – entrevistou durante 12 anos, 3.635 pessoas com mais de 50 anos.


Hábito de Ler pode Prolongar o Tempo de Vida

O trabalho publicado pela revista “Social Science & Medicine” levou os pesquisadores a concluir que ler livros tem potencial para reduzir em 20% os riscos de mortalidade das pessoas nessa faixa etária.

Vocabulário, concentração, pensamento crítico, empatia, comportamentos mais saudáveis e menos estresse. Todos esses processos cognitivos, estimulados pela leitura, apresentam tendência de melhorar a qualidade de vida dos idosos que – dessa maneira – podem ter uma vida um pouco mais longa.

Aqui no Brasil, esse hábito precisa ser mais estimulado, mesmo entre os que já viveram boa parte da vida. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada este ano pelo Instituto Pró-livro e pelo Ibope, apenas 24% dos entrevistados disseram gostar de ler livros no tempo livre.

O estudo brasileiro revela que os idosos estão cada vez mais conectados. Preferem passar boa parte do tempo livre em frente ao computador ou utilizando aplicativos dos smartphones, além dos muitos momentos assistindo televisão. Especialistas têm recomendado a retomada da tradicional leitura de livros para si mesmo ou junto com filhos e netos.

Irmã Michael
Diretora Executiva
Residencial Santa Cruz


Nós temos uma biblioteca, que esperamos estar bem montada, e atividades intelectuais...


 Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Deixe seu comentário

0
TOTAL
0
TOTAL