Saúde Bucal na Terceira Idade

Saúde Bucal na Terceira Idade

por Residencial Santa Cruz em 03/01/17

Cáries, gengivites, câncer oral são alguns dos muitos problemas que podem ser evitados, mesmo pelos que já passaram dos 60 anos, desde que tomem os devidos cuidados.


Saúde Bucal na Terceira Idade

Cuidar da saúde da boca é fundamental para a qualidade de vida de qualquer pessoa, independentemente da idade. Cáries, gengivites, câncer oral são alguns dos muitos problemas que podem ser evitados, mesmo pelos que já passaram dos 60 anos, desde que tomem os devidos cuidados. As cáries são um dos problemas mais frequentes em idosos. É preciso escovar os dentes diariamente, após todas as refeições, com um creme dental que contenha flúor. Além disso, é preciso caprichar no fio dental.

Outro problema bucal comum nos idosos é a gengivite, uma inflamação na gengiva que pode causar danos irreversíveis à sustentação dos dentes. Para evitar esse problema, além da escovação e do uso do fio dental, é preciso ter uma boa alimentação, não fumar, evitar o estresse e avaliar com o dentista o uso de medicamentos para tratar outras doenças que podem deixar as gengivas sensíveis.

Também é comum casos de idosos que apresentam sensibilidade excessiva nos dentes ao consumirem alimentos de sabor azedo, doce, gelado ou quente.

É preciso tentar amenizar essa condição com um creme dental especial para dentes sensíveis. Caso não seja resolvido, procurar um dentista para identificar as causas e realizar o tratamento adequado.

Em um certo momento da vida, uma parte dos idosos pode não ser capaz de realizar uma boa manutenção da boca. Por isso, é importante orientar quem cuida dele, para que os procedimentos de limpeza sejam realizados corretamente.

Cuidar da saúde bucal é de extrema importância para que problemas na boca não se tornem mais uma fonte de doenças para o idoso.


 Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Deixe seu comentário

0
TOTAL
0
TOTAL