Cresce número de Idosos no Mercado de Trabalho

Cresce número de Idosos no Mercado de Trabalho

por Residencial Santa Cruz em 09/03/17

O número de pessoas acima de 60 anos que continuam trabalhando aumentou no Brasil. De acordo com informações do IBGE, três em cada dez seguem exercendo atividades remuneradas.


Cresce número de Idosos no Mercado de Trabalho

A dificuldade de manter uma boa qualidade de vida com o salário de aposentado é um dos motivos que explica essa tendência, mas está havendo também um movimento das empresas em busca de colaboradores nessa faixa de idade.

Com o envelhecimento da população brasileira, as empresas estão atentas à necessidade de contratar e reter esses profissionais diante da escassez de mão de obra qualificada.

Consultorias indicam aos empresários que aproveitar a maturidade desses colaboradores pode representar ganhos significativos.

Apontam como principais benefícios: a especialização e o conhecimento do negócio adquiridos ao longo de toda uma carreira profissional, e o equilíbrio emocional para lidar com as diversas situações do dia a dia, especialmente as que geram conflitos.

Os especialistas entendem que a experiência dos que já atingiram essa fase mais madura da vida vai ajudar a desenvolver a eficiência e as competências dos colaboradores mais jovens.

Avaliam que vale à pena investir em profissionais com idade mais avançada, apesar de alguns riscos como a possibilidade de perda de produtividade, dificuldade de lidar com novas tecnologias, atualizações técnicas e aumento dos custos atrelados à saúde ocupacional.

Para atenuar esses riscos, os empresários têm adotado práticas como “home Office”, horários mais flexíveis e redução da jornada de trabalho.


 Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Deixe seu comentário

0
TOTAL
0
TOTAL