Idoso pode Superar a Depressão

Idoso pode Superar a Depressão

por Residencial Santa Cruz em 10/04/17

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 121 milhões de pessoas, no mundo todo, sofrem de depressão.


Idoso pode Superar a Depressão

Número quase quatro vezes maior que o de portadores do vírus HIV, da Aids, presente em 33 milhões de habitantes no planeta.

A depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, pelas projeções da OMS, em 2030 será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer.

No Brasil, 11 milhões já foram diagnosticados com depressão. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), que também mostra que quase dois milhões de idosos brasileiros sofrem com a doença.

Dificuldade em aceitar as mudanças do corpo e do papel que desempenha na comunidade. Aposentadoria, saída dos filhos de casa e morte na família são fatores que podem desencadear a depressão na pessoa idosa.

Tristeza crônica, choros compulsivos e apatia são alguns dos sintomas da depressão nos adultos. Nos idosos, a doença pode se manifestar de forma diferente: diminuição no apetite, alteração do sono, pensamentos negativos, irritação, agressividade... Déficit de atenção e perda de memória são sintomas de quadro depressivo que pode ser confundido com início de demência. A depressão também pode ocasionar perda da potência muscular nos idosos, que ficam mais tempo parados, aumentando o risco de queda.

Especialistas advertem que a falta de diagnóstico e tratamento correto pode aumentar a fragilidade dos idosos que acabam ficando expostos a outras doenças como demência e Mal de Alzheimer, por exemplo.

A boa notícia é que a depressão em idosos pode ser detectada, tratada e superada. Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento, que pode incluir psicoterapia, atividades físicas e medicamentos.

Interagir com grupos da terceira idade, passear, viajar, estudar e manter-se produtivo são recomendações que os profissionais da saúde classificam como importantes para que o idoso supere a depressão.


 Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Deixe seu comentário

0
TOTAL
0
TOTAL