Residencial na Mídia

Residencial na Mídia

Paulistanos recorrem a toalhas refrescantes, roupas com UV e muito líquido para driblar calor

Cuidados vão além do protetor solar e de refeições leves

Gilmara Santos

A saúde do idoso pode ficar comprometida nos dias quentes, já que sua menor capacidade de se adaptar à elevação dos termômetros, decorrente do processo de envelhecimento, pode levar à desidratação e à hipertermia”, observa Diego Rodrigues, enfermeiro gerontólogo e responsável pela área de saúde e bem-estar do Residencial Santa Cruz.

Os cuidados com alimentação são fundamentais. “É normal perder o apetite nesses dias quentes, mas é importante se alimentar para evitar desidratação, tontura ou mal-estar”, alerta Edivânia.

Trocar alimentos pesados e gordurosos por refeições mais saudáveis foi a estratégia usada por Elvira Cylke Magalhães, 69, nesses dias de verão intenso. “Estou optando por refeições mais leves, como muita salada, legumes e verduras e evitando carne.”

Mas os cuidados com o verão não devem ser limitados apenas às pessoas mais velhas. “Crianças, jovens, toda a família deve estar atenta aos riscos que podem vir com esses dias mais quentes”, alerta o médico Roberto Debski, especialista em medicina integrativa.

No calor, as pessoas tendem a transpirar mais e também costumam perder líquidos pela respiração. “É muito importante mantermos a hidratação adequada para que permaneçamos com saúde”, diz Debski. Uma dica é em relação às roupas, que devem ser leves, preferencialmente de tecidos naturais, como o algodão.

Além disso, ele afirma que é fundamental proteger a cabeça com bonés ou chapéus, e os olhos, com óculos escuros com proteção ultravioleta, e sempre usar fotoproteção através de filtros solares. “A atividade física deve ser adequada à idade, condicionamento físico e estado de saúde e deve ser praticada em horários de menos calor, no início da manhã ou final da tarde, lembrando de ser hidratar durante e após o exercício”, alerta Debski.

Dê preferência a ambientes climatizados ou bem arejados e cuidado com o contraste de temperatura. Se sair de um ambiente quente em que estejam muito suados e entrar em um ambiente extremamente climatizado e frio, procure se proteger com alguma vestimenta para evitar o choque térmico.

Depois de ter sido vítima de câncer de pele por duas vezes, a aposentada Elvira Cylke Magalhães, 69, não fica um dia sem usar protetor solar. “Tenho um para o corpo e outro para o rosto. E o facial uso, inclusive, à noite, porque a luz de casa também faz mal à saúde.”

Ela teve o primeiro carcinoma, o segundo tipo mais comum de câncer de pele, há 10 anos no nariz e no ano passado nas costas. Nos dias mais quentes, Elvira prefere fazer as coisas fora de casa no período da manhã. “À tarde nem saio de casa.”

O médico Roberto Debski considera que o uso do protetor solar é fundamental para proteger a pele e deve ser usado, inclusive, em dias nublados. Outra dica é o uso de roupas de manga cumprida com UV, que protegem contra a radiação ultravioleta. Antes limitadas às crianças, esses produtos começam a ser usados também por adultos e ajudam a proteger dos raios solares.

Chapéus e bonés também devem fazer parte do guarda-roupa assim como óculos de sol. É importante também manter a pele hidratada tanto com o consumo de alimentos, como frutas, legumes e verduras, quanto com o uso de cremes.

“Os cremes e loções hidratantes são opções para auxiliar a hidratação e manter a pele sadia, colaborando também para uma sensação de bem-estar, pois a pele seca pode coçar ou descamar”, diz Diego Rodrigues, enfermeiro gerontólogo e responsável pela área de saúde e bem-estar do Residencial Santa Cruz.

Para regiões mais secas, como os pés e as mãos, especialistas aconselham o uso de cremes que contenham silicone e óleos vegetais e minerais. E para áreas mais delicadas, como o rosto, a orientação é que se utilize produtos com ureia ou pantenol.

Fonte: https://f5.folha.uol.com.br/viva-bem/2019/02/paulistanos-recorrem-a-toalhas-refrescantes-roupas-com-uv-e-muito-liquido-para-driblar-calor.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *